terça-feira, 5 de abril de 2011

Prefeito prestigia posse de novo Comandante da Guarda Municipal



Prefeito prestigia posse do novo Comandante da Guarda Municipal



Prefeito prestigia posse do novo Comandante da Guarda Municipal



Coronel Henrique Lima Castro Saraiva assume o novo comando da Corporação.





A solenidade de troca de comando da Guarda Municipal ocorreu nesta terça-feira dia 5 e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do Coronel Ricardo Coutinho Pacheco que passou o seu Cargo de Inspetor Geral da Guarda Municipal, ao então Coronel e ex-Relações Públicas da Polícia Militar Henrique Lima Castro Saraiva. A indicação para o novo posto de comando da GM-Rio partiu do Comandante-Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro Mário Sérgio Duarte, também presente na cerimônia, que contou com mais de mil convidados e foi realizada na sede da Guarda, em São Cristóvão.



A Guarda é hoje a maior instituição atuando uniformizada e desarmada no Brasil, contando com um efetivo de 5,2mil oficiais, além disso, os novos formandos da guarda concursados, que passaram pelo treinamento especial farão parte da segunda fase do “Choque de Ordem” na Tijuca, que será o primeiro do projeto de Unidades de Ordem Pública, as UOPs, com patrulhamento 24 horas na região e equipados com rádios transmissores e computadores de mão.

O objetivo Principal é capacitar cada vez mais a GM-Rio, ao aprimoramento de seu efetivo, para atuarem em conjunto com a Secretaria Especial de Ordem Pública-SEOP.



A Guarda Municipal vem passando ao longo desses dois anos por um período de transição que me parece absolutamente fundamental, essa transição constitui em construir uma identidade própria, que permita de fato a guarda municipal, a vir com esse papel importante para a cidade. O Coronel Pacheco ao longo de seu discurso definiu que os servidores da Guarda Municipal deixam de ser celetistas e passam a ser estatutários. Com muita honestidade, ânimo, empolgação, dedicação e paixão essas são as características desse grande servidor, que é o Coronel Pacheco, eu quero deixar em nome de todos os cidadões cariocas, o nosso agradecimento, o nosso reconhecimento. Aproveito nesse momento para dar as boas-vindas ao Coronel Lima Castro. Tenho certeza de que vamos avançar ainda mais e ter uma cidade cada vez melhor – disse Paes.



O novo Comandante Coronel Henrique Lima Castro já participou do planejamento das operações de ocupação dos complexos da Penha e do Alemão, além de duas de manutenção de paz da ONU e estava à frente das Relações Públicas da PM desde dezembro de 2009.





Nos queremos cada vez mais aproximar a guarda da comunidade, da sociedade fluminense, da sociedade carioca principalmente, e também aproximar das outras instituições, segurança pública é muito mais do que só a presença de uma instituição, segurança pública envolve população, envolve Guarda Municipal, Policia Civil, Policia Militar, a gente quer integrá-la e também mostrar uma face muito mais junto da população. Mais há projetos de aumentar o efetivo da Guarda, um dos motivos pelos quais agora eu sou da força da Guarda, é aumentar a capacitação dos Guardas,nos temos um grande evento em 2011 os que é os Jogos Mundiais Militares,com cerca de 6 mil atletas,fora as pessoas que virão,é uma atividade que está próxima ao cidadão,muito presente na rua,representando o Município,usando o uniforme,então nossa ideia é essa,capacitar nossos Guardas,formar novos Guardas,criarmos áreas com uma presença muito grande de Guarda,principalmente nos lugares onde acontecem os maiores problemas urbanos da cidade do Rio de Janeiro . Disse Castro Lima.





Desde janeiro de 2009 na inspetoria geral Ricardo Pacheco realizou diversos trabalhos, dando suporte a Secretária Especial de Ordem Pública no desenvolvimento de ações operacionais. Tais como a operação verão, ordenamento do espaço público, ainda atuando em eventos carnavalescos, marcando também presença na festa de Reveillon e nos jogos no estádio do Estádio do Maracanã,reduzindo significantemente as ocorrências policiais nesses eventos.



Sua gestão conseguiu Modernizar equipamentos, realizou cursos de praticas operacionais, formação de Guardas, retirando os das ruas, para processos de reciclagem, criação da Gerência de Inteligência, a mudança de celetistas para estatutários ainda firmando parcerias com o Governo Federal a fim de contrair recursos para aquisição de equipamentos não letal e construção de novas inspetorias.



“Aqui fui promovido ao posto de Coronel da Policia Militar, e agora volto ao Estado com o sentimento de dever comprido, e pronto para assumir novas missões. Falou Ricardo Coutinho que já exerceu o cargo de Comandante do 12º BPM (Niterói) em seu discurso de agradecimento”.



Foi com breves palavras o prefeito discursou que a cidade passa por um momento muito existencial, na verdade esse momento que passa nossa cidade, tem haver com alcançar paramentos civilizatórios. Frisou Paes



“Na verdade nos já vínhamos com numa boa relação nos últimos dois anos, principalmente depois que o Prefeito Eduardo Paes chegou, nossas relações foram crescendo, fomos aproximando da Guarda Municipal, a Prefeitura com a Polícia Militar e na realidade o Coronel que sai é um dos grandes quadros nossos, é uma das estrelas de primeira grandeza,recebemos de volta um grande Comandante,um grande Coronel e mandamos também um Oficial do mesmo naipe para cá ou seja é melhorar as relações que já existem e os trabalhamos que já realizamos em conjunto,é um prestígio para a corporação” Disse o Comandante-Geral Da PMERJ Mário Sérgio Duarte.



Coronel Henrique Lima de Castro Saraiva possui ampla experiência na área de segurança pública. Sua carreira militar começou na Escola de Formação de Oficiais, há 28 anos,passou pela Escola de Formação de Oficiais,atual Dom João VI. Em 2004, finalizou o Curso Superior de Polícia Integrado. Em sua trajetória profissional, comandou cinco batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro sendo eles os (23º, 24º, 25º, 28º e 37º BPM) e exerceu até presente data o cargo de Relações Públicas da PMERJ. 


Também graduado em Direito, foi um dos cinco policiais enviados ao Timor Leste em Missão de Paz da ONU em 2000 e, quando ainda Major, exerceu o cargo de Comandante da Polícia Civil Internacional da ONU, a mais importante função dentro da CivPol e a quarta na hierarquia da UNTAET (United Nations Transitional Administration in East Timor), onde era o responsável por 1.450 policiais de 46 países e 1.300 policiais timorenses, contribuindo para a implantação da República Democrática do Timor Leste.













Nenhum comentário: