segunda-feira, 14 de março de 2011

Juros e Falta de Planejamento com orçamento podem provocar dívidas.


O ano para muitos começa a partir do carnaval, mas e nos meses de janeiro, fevereiro e março, onde o contribuinte recebe as taxas de impostos e os gastos extras, que são O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para quem possui veículos, o IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana), a Taxa de Incêndio do Corpo de Bombeiros, renovações com plano de saúde, renovação escolar (matrículas, mensalidade, livros), entre outros.

E tudo isso vem logo após o réveillon quando geralmente gastamos uma quantia maior do nosso soldo, já que os gastos vão além das guloseimas das festas, pois há a preocupação na compra dos presentes, vestuário e calçados. E ainda existe o gasto com a Folia de Carnaval, que vem logo após o final de ano, já que a maioria viaja ou gasta em festas, com isso muitos brasileiros acabam entrando no cheque especial ou no cartão de crédito.

Segundo pesquisa realizada pelo Procon-SP nesse mês de março, as taxas de juros cobradas pelos bancos no crédito pessoal e no cheque especial aumentaram.


O cheque especial que possui uma tarifa de juros maior que a do empréstimo pessoal, passou de 9,29% para 9,31%,já o juro médio do consignado (empréstimo pessoal) avançou de 5,39% para 5,42% de fevereiro para março,um aumento de 3% .

O Procon estudou sete instituições bancárias e dentre elas o HSBC reajustou sua taxa de empréstimo pessoal em 0,20% de 4,30% para 4,50% ao mês,já a Caixa Econômica Federal elevou para 7,31% dos 7,15% cobrados na taxa do cheque especial em fevereiro.


Por isso um planejamento é importante na hora dos gastos, muita das vezes o consumidor entra em empréstimos pessoais, ou dívidas do cheque especial, porque não planeja as parcelas das compras de finais de ano, com as taxas e impostos a pagar do novo ano. Usar o décimo terceiro para pagar essas taxas á vista, pode render ao consumidor um bom desconto, como é o caso da prefeitura do Rio que dá um desconto de 7% no pagamento da cota única do IPTU, já o Detran-Rj concede 10% de desconto sobre o valor do IPVA, caso o pagamento em cota única seja efetuado antecipadamente.

È preciso estar atento aos gastos, as taxas de juros e as dívidas obrigatórias de inicio de ano para não gerar uma bola de juros no seu orçamento. Atualmente, a facilidade de se obter crédito na praça tem ajudado muitas pessoas a se endividar ainda mais, a falta de controle no uso do crédito também pode atrapalhar a vida das pessoas. O crédito pode ser um grande aliado do seu bolso, desde que você controle bem todos os seus gastos e não assuma dívidas que não caibam no seu orçamento. É preciso estar sempre atento, mesmo que as parcelas sejam pequenas, você não pode esquecer que elas se acumulam com as parcelas de outras compras e dos impostos anuais, isso pode comprometer seu planejamento.
Antes de assumir uma nova dívida repense o quanto ela irá comprometer o seu orçamento mensal, se existem outras necessidades mais urgentes do que essa,quando for fazer um empréstimo ou utilizar o cartão ou cheque especial verificar se as taxas de juros são adequadas em relação ao mercado, se a dívida não irá comprometer sua capacidade de manter uma reserva de dinheiro para imprevistos como uma doença e se as despesas estiverem maiores que sua renda, é preciso repensar os gastos e ajustá-los ao seu bolso e ao seu orçamento.




Nenhum comentário: